Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A RCGS publica artigos nas áreas de Geografia, Geociências e Ciências Humanas, tendo lançado 9 volumes impressos, entre 1999 e 2011, que facilitaram a divulgação e o fortalecimento da ciência geográfica no Brasil. Ela está associada aos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - Sobral/Ceará).

A partir de 2012, com a criação do Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG-UVA), a RCGS foi inserida na plataforma SEER/OJS para agilizar o recebimento, a formatação e a circulação de artigos que passam a alcançar a escala mundial.

A correção da sua periodicidade e a ampliação do Conselho Científico já surtiram os primeiros resultados, levando à ascensão da RCGS de B5 para B4 no QUALIS-PERIÓDICOS 2011 (CAPES) e B4 para B3 no QUALIS-PERIÓDICOS 2014 (CAPES).

O novo ISSN (2316-8056) oficializa a RCGS como periódico apenas eletrônico, de publicação semestral que tem fluxo contínuo para recepção de trabalhos. A gradativa indexação da revista a várias bases de dados (Dialnet, DOAJ, Portal de Periódicos CAPES etc.) tende a elevar suas qualidade, avaliação e divulgação.

 

Políticas de Seção

Nota Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Especial

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo submetido à RCGS, será avaliado por até dois conselheiros científicos, com base nos quais o Comitê Editorial o aceitará, rejeitará ou ainda, solicitará alterações. 

No caso de pareceres conflitantes, o encaminhará a um terceiro conselheiro ou avaliador externo que deverá dirimir as dúvidas sobre a propriedade ou impropriedade da publicação do artigo, tendo em conta tão somente a sua qualidade acadêmica.

Para assegurar a lisura da avaliação por pares cega, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento, evitando revelar a autoria na nomeação dos arquivos.
Os artigos submetidos deverão ser inéditos. A critério da Comissão Editorial, serão aceitos trabalhos já publicados em periódicos estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista onde o seu artigo foi originalmente publicado.

 

Periodicidade

Revista Semestral, 2 volumes por ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

ISSN

ISSN: 2316-8056 (versão eletrônica)

ISSN: 1516-7712 (versão impressa - até 2011)