24/03/2017, Sexta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA
Página Inicial UVA   /  Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) - Núcleo de Apoio à Formação Acadêmica (NAFA)
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) - Núcleo de Apoio à Formação Acadêmica (NAFA)
      


No Núcleo de Apoio à Formação Acadêmica (NAFA) os estudantes encontram todo o suporte para a realização de eventos que venham aprimorar a sua formação inicial. É responsável também pela manutenção e aplicação de parcerias entre a UVA e várias entidades, governamentais e não governamentais.

Por meio dos diversos setores da Universidade, este núcleo viabiliza a formação dos discentes apoiando-os em atividades que venham a contribuir com a sua vida profissional. Entre outras atribuições do NAFA estão o ingresso dos discentes em estágios por meio de agentes de integração como CIEE, CENTRAGIUM, entre outras, e buscar parcerias com o movimento estudantil e os diversos organismos da sociedade civil.

Assim, o NAFA apoia o protagonismo dos alunos da UVA, quando se organizam para:
  • Acompanhar e qualificar o aluno nas atividades do estágio nas instituições públicas ou privadas que a UVA mantém convênio;

  • Estimular a participação dos discentes ao destaque político;

  • Promoção de eventos nos campi da UVA


Programa de Encaminhamento e Acompanhamento de Estágios Remunerados

Este programa cuida do encaminhamento e do acompanhamento de discentes em estágios que venham a contribuir com a sua futura vida profissional.

As empresas interessadas em oferecer vagas, deverão se cadastrar junto a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

O estágio deverá ser desenvolvido de acordo com os preceitos da Lei do Estágio, de forma a possibilitar ao estagiário “...[um] ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante...” (Art. 1° Lei n° 11.788/08). O estagiário não poderá exercer atividades que o exponha à situações de periculosidade, insalubridade, danos físicos, psíquicos ou morais.

O acompanhamento do estágio tem a finalidade de verificar o desenvolvimento do jovem estagiário na empresa e o cumprimento do estabelecido no plano de estágio, observando impactos e efeitos desta vivência na vida dos jovens de maneira que correções, intervenções e encaminhamentos possam ser realizados. Este acompanhamento é realizado por meio de visitas seletivas, formulários encaminhados à empresa via correio e que deverão ser respondidos e devolvidos ao Programa, além da realização de dinâmicas de grupos.

O determinado no Termo de Compromisso e no Plano de Estágio fornecido pela empresa e cadastrado pela PRAE deverá ser rigorosamente respeitado, não sendo permitido acordos ou contratos paralelos com o estagiário, podendo o seu descumprimento gerar interrupção do estágio e cancelamento das vagas da empresa.

A carga horária diária ou semanal e o local de estágio não poderá, em nenhuma hipótese, serem alterados sem a confecção de aditamento emitido pelo Programa e assinado por todas as partes.

Programa de Inclusão Digital

Visa atender uma demanda do corpo discente da Universidade quanto à utilização do Sistema operacional Linux (Ubuntu) e da ferramenta OpenOffice/BrOffice. O conteúdo do curso é dividido da seguinte maneira: 1) Sistema Operacional Linux distribuição UBUNTU; 2) Suíte de Escritório OpenOffice/BrOffice e 3) Internet.

O material didático é elaborado pelos próprios bolsistas com supervisão de um professor e é cedido durante o curso aos alunos, sendo que estes devem devolver o material didático para que sejam utilizados por outra turma.

 







Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.