20/11/2019, Quarta-Feira
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Reitor da UVA participa do 65° Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
Gerar PDF

Foto oficial da abertura do 65° Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, em 23/10/2019, em São Luís do Maranhão.


Teve início, nesta quarta-feira, 23 de outubro de 2019, em São Luís (MA), o 65º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) está representada no Fórum pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e a Pró-Reitora de Planejamento, Kaliny Pessoa.

Com o tema central “Universidade pública, desenvolvimento e soberania: desafios do presente e caminhos para o futuro”, reitores e representantes de universidades de todas as regiões do Brasil participarão, até o dia 26 de outubro, de palestras, grupos de trabalho e sessões temáticas, quando serão abordados temas importantes no atual panorama da Educação Superior brasileira.

Durante a solenidade de abertura, o Presidente da ABRUEM, reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Antônio Guedes Rangel Júnior, destacou a importância de reunir reitores e dirigentes universitários para o debate de quetões relevantes para a Educação Superior no Brasil. “A Ciência, a Tecnologia e o Conhecimento têm que estar na primeira linha de qualquer projeto de nação”, disse Antônio Guedes Rangel Júnior.

Para o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, a participação da UVA no Fórum “é importante para fortalecer ações e estratégias para enfrentar dificuldades comuns às IES estaduais e municipais em todo o País”. 

Na programação constam temas como a elaboração do Mapa Brasileiro de Atenção à Saúde das Instituições de Ensino Superior; Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Ensino Superior Estaduais (PNAEST); Residências da Saúde; TeleMedicina e Tabela SUS; Estudos do perfil dos estudantes de graduação, evasão e docência universitária como subsídios para a proposição de ações articuladas pela ABRUEM; internacionalização e mobilidade como instrumentos de desenvolvimento regional e internacional; e pós-graduação stricto sensu em EaD. 

A ABRUEM, criada em 1991, atua diretamente em 22 Estados brasileiros, com 46 universidades associadas, com o objetivo de “aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização”.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





24.10.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 758 vezes

000008



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.