20/09/2019, Sexta-Feira
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - II Congresso Internacional Saúde e Sociedade reúne 700 participantes em Sobral e discute Democracia e Desafios Contemporâneos
Gerar PDF

Solenidade de abertura do II Congresso Internacional Saúde e Sociedade (II CISS), realizada em 04/09/2019, em Sobral-CE.


Durante os dias 4, 5 e 6 de setembro de 2019, pesquisadores, professores, estudantes, gestores e trabalhadores da saúde de todas as regiões brasileiras e, ainda, pesquisadores de Portugal e Itália, estiveram reunidos, em Sobral, no II Congresso Internacional Saúde e Sociedade (II CISS). Foram 700 participantes e 840 trabalhos científicos apresentados, além de cinco mesas redondas. Realizado, conjuntamente, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia (ESPVS), a segunda edição foi realizado no Centro de Educação a Distância do Ceará (CED).

A solenidade de abertura teve a presença do Reitor da UVA, Prof. Dr. Fabianno Cavalcante de Carvalho, e da Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Izabelle Mont’Alverne, presidente do II CISS. Convidado para proferir a conferência de abertura, o Prof. Dr. Rubem Araújo de Matos (UERJ) falou sobre os “desafios contemporâneos para a construção de práticas de cuidados pautados pela integralidade”. 

Ao se dirigir aos congressistas presentes, o reitor da UVA ressaltou a importância do evento. “Discutir Democracia e desafios contemporâneos em Saúde para a Sociedade, tema central da segunda edição deste Congresso, é, sobretudo manter vivo o compromisso de pesquisadores, docentes, acadêmicos e trabalhadores da saúde em nosso país, com uma questão tão essencial à qualidade de vida e ao desenvolvimento social. Os progressos, as conquistas, os dilemas e, nos dias de hoje, até mesmo os retrocessos, representam o somatório de experiências que nos permitem avançar nesse trabalho, que visa à melhoria, a qualidade, a integralidade e equidade do nosso Sistema de Saúde como um todo”, disse o reitor.

Ao declarar abertos os trabalhos como presidente do II Congresso Internacional Saúde e Sociedade, a Vice-Reitora Mont’Alverne agradeceu o empenho e apoio recebidos e ressaltou a importância do tema. “Vibramos com a realização do primeiro [I CISS], em 2017, e agora ousamos avançar nesta edição trazendo a tona um posicionamento ético-político frente à democracia e os desafios contemporâneos que nos afetam”, disse.

Tendo como tema central Democracia e Desafios Contemporâneos, o II CISS foi estruturado em eixos temáticos que abordaram políticas, processos e produtos nos campos da gestão, da atenção psicossocial, da educação e da promoção da saúde. Como Melhor Trabalho apresentado no II CISS, foi escolhido o trabalho intitulado “As filhas de Sífiso: uma análise sociológica dos impactos das funções laborais na saúde e qualidade de vida deda mulher gari de Sobral”, de autoria dos professores Ivaldinete de Araújo Gemes; Marton Tamas Gemes; Eliany Nazaré; Andrea Pagani; Maria do Perpétuo Socorro Vasconcelos e Jâina Carolina.

Foram palestrantes convidados no II CISS: Prof. Dr. Wilson Jorge Correia Pinto de Abreu, da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP); Prof.ª Dr.ª Raimunda Magalhães da Silva, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Prof.ª Dr.ª Neiva Francenely Cunha Vieira, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Prof. Dr. Ricardo Burg Ceccim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Prof.ª Dr.ª Eduarda Ângela Pessoa Cesse, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/PE); Prof. Dr. Ernesto Venturini, da  Università de Studi di San Marino (UNIRSM/Itália); Prof.ª Dr.ª Ronice Maria Franco de Sá, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Prof. Dr. Bernardo Lessa Horta, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Prof.ª Dr.ª Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Prof. Dr. Alcides Silva de Miranda (UFRGS); Prof. Dr. Marcelo Viana da Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Prof.ª Dr.ª Ivanise Maria Rizzatti, da  Universidade Estadual de Roraima (UERR); Prof. Dr. Luis Achilles Rodrigues Furtado (UFC); Prof.ª Dr.ª Elisa Zaneratto Rosa da Pontifícia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e Prof. Dr. Luiz Drude de Lacerda, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Também compuseram a Mesa Diretora na solenidade de abertura a Prefeita em Exercício do Município de Sobral, Christianne Coelho; o Secretário de Saúde de Sobral, Gerardo Cristino; a Diretora da Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, Socorro Dias; o Diretor Adjunto do campus da UFC em Sobral, Guilherme Nogueira; a Presidente do Conselho de Saúde do Município, Leila Ágape; o vice-presidente do II CISS, Percy Galimbertti (UFC); e a Coordenadora de Formação Docente do CED, Wagna Brito.

Saiba mais, acessando a página do Congresso AQUI.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





10.09.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 293 vezes

000008



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.