17/08/2019, Sábado
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Reitor da UVA é homenageado durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa pelo centenário das observações do Eclipse Solar de 1919, em Sobral.
Gerar PDF

Reitor da UVA foi homenageado durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Ceará pelo centenário das observações do Eclipse Solar de 1919, em 22/05/2019, Fortaleza.


O Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho, foi um dos representantes de Instituições de Ensino e Pesquisa homenageados durante Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Ceará em comemoração pelos cem anos das observações do Eclipse Solar de 1919, em Sobral. A sessão foi realizada na quarta-feira, 22 de maio de 2019, no Plenário 13 de maio, em Fortaleza, e teve a presença da Vice-Governadora Izolda Cela e da Vice-Prefeita de Sobral, Christianne Coelho.

O reitor da UVA recebeu a homenagem das mãos do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, e da Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ada Pimentel.

Em 1919 uma comitiva de astrônomos norte-americanos da Carnegie Institution de Washington, e ingleses da Royal Society e da Royal Astronomical Society, juntamente com cientistas brasileiros, veio a Sobral acompanhar e fazer o registro fotográfico do eclipse solar ocorrido naquele ano. A cidade foi considerada um dos dois melhores pontos de observação do fenômeno no planeta, se tornando uma das estações de observações selecionadas pelos cientistas, na linha de totalidade do eclipse. A outra foi a Ilha do Príncipe, no Golfo da Guiné, na costa africana.

Os astrônomos ingleses queriam comprovar a Teoria da Relatividade Geral, publicada em 1915, na qual Albert Einstein previa que as trajetórias dos raios luminosos seriam desviadas pela ação de um objeto com massa suficiente para causar um desvio perceptível. As observações feitas em Sobral permitiram essa comprovação com a medição do desvio da luz de estrelas pela gravidade do Sol, ocorrido durante o eclipse.

Sobral entrou para a história da Ciência e no local da observação, a praça onde na época só existiam poucas casas e a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, foi construído em 1999, o Museu do Eclipse, onde estão o Observatório Astronômico Henrique Morize com dois dos mais potentes telescópios disponíveis para observação pública no Norte e Nordeste, e exposição permanente de fotografias, documentos e equipamentos utilizados pelos cientistas na época. O Museu do Eclipse de Sobral será reinaugurado no próximo dia 29 de maio, como parte das comemorações pelo centenário, em Sobral.

Também na Praça do Patrocínio foi inaugurado, em maio de 2015, o Planetário de Sobral, onde são feitas projeções de corpos celestes. O Museu do Eclipse, o Observatório Astronômico Henrique Morize e o Planetário compõem o Centro de Ensino e Popularização Científica de Sobral “Parque da Luz”.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





23.05.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 1154 vezes

000041



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.