21/05/2019, Terça-Feira
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Aula inaugural da 2ª Turma o Mestrado Profissional de Sociologia da UVA debate violência na escola
Gerar PDF

Aula inaugural da 2ª Turma o Mestrado Profissional de Sociologia da UVA (ProfSocio/UVA) foi realizada no Auditório do Núcleo de Prática Jurídica, no campus Betânia, em 11/04/2019.


Foi realizada nesta quinta-feira, 11 de abril de 2019, no campus Betânia, a abertura das atividades da 2ª Turma do Curso de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede (ProfSocio), na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A aula inaugural reuniu os 15 alunos ingressantes da turma 2019.1 – professores do município e da rede estadual – e teve como convidado o Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luiz Fábio Silva Paiva, que proferiu palestra sobre "Violência e Educação no Ceará: os efeitos sociais do crime na escola".

 

Ao recepcionar os novos mestrandos, a Coordenadora do ProfSocio/UVA, Rosângela Pimenta falou da “importância do curso como instrumento de valorização e fortalecimento da disciplina de Sociologia no Ensino Médio”.

 

A Pró-reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Amélia Bezerra, representou a Reitoria da UVA no evento que teve, também, a presença do Diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello, e da Coordenadora do ProfSocio/UVA, Rosângela Pimenta. A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação do Ceará (CREDE 6), esteve representada por Adelly Cristina e Eurilange Gomes.

 

O Professor Luiz Paiva é Mestre e Doutor em Sociologia pela UFC e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV). Realiza estudos sobre os efeitos sociais da violência em populações que vivem em territórios marginalizados, além de colaborador do Fórum Popular de Segurança Pública do Estado do Ceará.

 

ProfSocio

 

Realizado com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), o ProfSocio é um curso presencial, ancorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com a participação de outras seis universidades. 

 

Além da UVA e UFC, participam do programa a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/ campi Sumé e Campina Grande); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Estadual Paulista (Unesp/ campus Marília) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

 

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), em articulação com a Sociedade Brasileira de  Sociologia (SBS) tem por objetivo propiciar um espaço de formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inseridos em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação. O curso oferece três linhas de pesquisa: Educação, Escola e Sociedade; Juventude e Questões Contemporâneas; e Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares. Saiba mais:(88)3677-7857 | www.profsocio.ufc.br

 

 

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





12.04.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 599 vezes

000017



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.