16/02/2019, Sábado
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Softwares criados na UVA são registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
      
Notícias - Softwares criados na UVA são registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Gerar PDF


Dois softwares, desenvolvidos na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), foram registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. Os programas registrados foram o Sistema do Restaurante Universitário (SRU), desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da UVA (NTI) e o Sistema de Gerenciamento de Laboratórios (Bluelabs), criado pelo Prof. Dr. Rodrigo Maranguape Silva da Cunha, do Curso de Ciências Biológicas da UVA. 

Com os registros, solicitados pelo Núcleo de Inovação Tecnológica e Social (NITS/UVA), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), os programas obtiveram garantia de direitos de propriedade e segurança jurídica em 172 países, durante 50 anos, com validade a partir de 1° de janeiro de 2019. De acordo com as coordenadoras do NITS/UVA, em 2018, Francivânia Macêdo e Benedita Marta, “aos poucos e de modo constante, os registros dos potenciais inovadores da Universidade serão gradativamente registrados pelo NITS/UVA e tornados púbicos para a comunidade acadêmica e a sociedade”.  

SRU

O Sistema do Restaurante Universitário (SRU) busca aumentar a segurança dos processos e agilidade no atendimento aos consumidores. Substitui fichas ou cartões impressos pela biometria, reduzindo custos; agiliza a venda de créditos aos usuários do Restaurante Universitário; propicia ao gestor e aos usuários do RU o acompanhamento do consumo das refeições por meio de extrato via  Internet. 

O SRU “já despertou o interesse de outros entes, tanto que está em processo de cessão para ser utilizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), sendo ainda, perfeitamente factível a sua implantação e obtenção por restaurantes com preços parametrizados”. 

Bluelabs 

O Sistema de Gerenciamento de Laboratórios (Bluelabs) permite a identificação de insumos e equipamentos por QR CODE e dispõe de uma central de treinamentos com vídeos, textos e arquivos. Por meio do Bluelabs é possível emitir relatórios de uso de equipamentos por usuários internos e externos e cria moeda virtual específica para utilização entre os usuários do sistema, com criptografia baseada em blockchain. O sistema também disponibiliza um catálogo virtual das empresas que fornecem reagentes e equipamentos para os laboratórios, com lista de contatos, promoções vigentes e estoque disponível; viabiliza o acompanhamento dos congressos realizados na área, com lembretes de datas; forma um banco de dados dos laboratórios de pesquisa do Brasil, com informações sobre as linhas de pesquisa, área de atuação e métodos analíticos de interesse; e propicia o acompanhamento financeiro de um projeto de pesquisa, por meio da importação do XML. 

O Bluelabs “também vem despertando o interesse de diversas instituições de pesquisa, além de ser perfeitamente possível a sua aquisição pelas próprias agências de fomento, dadas as suas expertises”, afirma Francivânia Macêdo.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





15.01.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 791 vezes

000032



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.