22/10/2018, Segunda-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Governo do Ceará inaugura Residência Universitária da UVA
      
Notícias - Governo do Ceará inaugura Residência Universitária da UVA
Gerar PDF

Residência Universitária da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi entregue à comunidade acadêmica pela Vice-Governadora Izolda Cela, em solenidade na quarta-feira, 20/06/2018, em Sobral.


Equipamento beneficia 200 alunos de vários municípios da Região Norte

Com capacidade para 200 alunos residentes, a Residência Universitária (ReU) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi entregue à comunidade acadêmica da UVA, em solenidade com a presença da Vice-Governadora Izolda Cela, na manhã desta quarta-feira, 20 de junho de 2018, em Sobral. 

Presentes à inauguração, o prefeito Ivo Gomes e a vice-prefeita Christianne Aguiar Coelho; o Deputado Federal Leônidas Cristino; o ex-secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda e o representante da atual Secretária Nágyla Drumond, Cândido Neto, foram recebidos pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne. 

Instalada em um prédio de três pavimentos e 24 apartamentos, adquiridos pelo Governo do Ceará, com investimento de R$ 5 milhões, o equipamento de apoio à permanência e desempenho acadêmico de alunos da UVA integra o Programa de Assistência Estudantil do Governo do Estado.

Juntamente com o Restaurante Universitário, a ReU representa importante apoio do Governo do Estado à formação acadêmica na UVA. "É uma luta antiga dos estudantes, e o Governo do Ceará vem, ao longo dos anos, procurando atender e fortalecer essas ações que apoiam a permanência do aluno na universidade para que ele seja vitorioso na sua formação acadêmica. No ano passado, o Governador Camilo inaugurou o Restaurante Universitário, que era outra grande e importante demanda para os estudantes, e, hoje, entregamos oficialmente, a Residência Universitária", disse Izolda Cela.

Em sua fala, o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho destacou a importância da Residência Universitária. “Hoje a UVA conta com dois equipamentos importantíssimos para o desempenho acadêmico de seus alunos, sobretudo dos que vêm de famílias de baixo poder aquisitivo, e se deslocam de seus municípios para Sobral. A permanência desses alunos e as condições para que possam se dedicar aos estudos e atividades de pesquisa são asseguradas com o restaurante e a residência, conquistadas com o apoio do Governo do Ceará”, disse o reitor da UVA.

Para o Prefeito Ivo Gomes, a UVA tem, cada vez mais, papel fundamental no desenvolvimento de Sobral e da Região. “Parabéns ao Magnífico Reitor e a vocês, estudantes. Aproveitem ao máximo a experiência ao longo do tempo de vocês na Universidade, pois esse investimento na formação e apoio que vocês passam a ter a mais na UVA, são fundamentais para o futuro de todos nós”, disse o prefeito.

A Vice-Governadora Izolda Cela faz a entrega simbólica das chaves ao representante estudantil no Conselho Gestor da Residência Universitária, o aluno residente Antônio Bruno Rufino de Aguiar, do Curso de Filosofia. “A residência é mais do que a garantia de moradia digna para nós estudantes, é também um espaço de aprendizagem e crescimento com a convivência que aprendemos aqui”, disse Bruno Aguiar.

Em março deste ano, a UVA fez a entrega das chaves dos apartamentos aos primeiros 101 estudantes admitidos no Programa de Residência Universitária (PRU/UVA). 

Programa de Residência Universitária - PRU/UVA

O Programa de Residência Universitária (PRU/UVA) é parte das ações de apoio à permanência e desempenho acadêmico do aluno, desenvolvidas pela UVA e que integram o Programa de Assistência Estudantil do Governo do Ceará. O PRU assegura moradia a estudantes vindos de outros municípios e provenientes de famílias de baixa renda, regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UVA.

A seleção dos candidatos a ingressar no Programa de Residência Universitária é feita pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), mediante avaliação socioeconômica, conforme normas estabelecidas em Edital de Seleção.

Colaboração Giuliano Vandson/Comunicação VICEGOV

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





20.06.2018
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 1366 vezes

000036



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2018 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.