19/06/2018, Terça-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Curso de Pedagogia da UVA realiza I Semana dos Povos Indígenas e Universidade
      
Notícias - Curso de Pedagogia da UVA realiza I Semana dos Povos Indígenas e Universidade
Gerar PDF


O Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou no período de 16 a 18 de abril de 2018, no campus Betânia, a I Semana dos Povos Indígenas e Universidade. O evento teve a participação de representantes indígenas dos povos Tremembé e Tapuya-Kariri, que fizeram apresentação sobre práticas pedagógicas adotadas na educação diferenciada desses povos.

Coordenado pelas professoras do Curso de Pedagogia da UVA, Andrea Abreu Astigarraga e Antônia Nilene Portela de Sousa, a I Semana dos Povos Indígenas e Universidade recebeu como convidados os professores José Getúlio dos Santos e Neide Teles Santos (Tremembés) e Letícia Sousa Duarte (Tapuia-Kariri).

Também como convidadas, as professoras Mariana Albuquerque Dantas e Ana Alice Miranda Menescal falaram sobre “povos indígenas na formação do Brasil: identidades e História”. Docente do Curso de História da UVA, onde também atua como Tutora do PET História/UVA e como Coordenadora do Núcleo de Estudos e Documentação História (NEDHIS), a Professora Mariana Dantas desenvolve pesquisa sobre grupos indígenas no século XIX, enfocando dinâmicas sociais, reelaboração de identidades coletivas, estratégias indígenas, participação política, espaços informais de exercício da cidadania e formação do Estado Nacional Brasileiro. Atuando como professora voluntária no Curso de História da UVA, Ana Alice Menescal, tem experiência nos seguintes nas áreas: Memória e Esquecimento; Historiografia Brasileira; Brasil Império.

De acordo com a organização, o evento teve 490 participantes inscritos nas atividades realizadas nos turnos manhã e noite.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





03.05.2018
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 500 vezes

000022



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2018 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.