22/05/2018, Terça-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Fórum Nacional de Coordenadores do PARFOR reivindica apoio de parlamentares, em Brasília, para manutenção do Programa
      
Notícias - Fórum Nacional de Coordenadores do PARFOR reivindica apoio de parlamentares, em Brasília, para manutenção do Programa
Gerar PDF

Representantes do Fórum Nacional de Coordenadores do PARFOR (ForPARFOR) se reuniram em Brasília para articulações em defesa dos programa de formação presencial de docentes da Educação Básica, nos dias 14 e 15/03/2018.


Representantes do Fórum Nacional de Coordenadores do PARFOR (ForPARFOR) estiveram, nos dias 14 e 15 de março de 2018, em Brasília, para reivindicar o apoio de parlamentares às políticas públicas de formação presencial de docentes da Educação Básica, como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). O Fórum tem como vice-presidente o professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que integra o grupo de IES públicas que participam do Programa, Francisco Ullissis Paixão Vasconcelos, Coordenador Institucional do PARFOR/UVA.

Os professores foram recebidos por senadores e deputados de diferentes partidos e agendadas duas audiências públicas na Comissão de Educação do Senado Federal. “A maioria dos parlamentares se comprometeu em lutar pela formação presencial no PARFOR, considerando que essa é a modalidade que atinge a maioria dos professores que estão sem formação; além disso, tivemos o compromisso da Diretoria de Educação Básica da Capes, em dialogar com o ForParfor periodicamente”, afirma o Professor Ulissis. 

Os representantes do ForPARFOR também se reuniram com o Presidente Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação do Município de Alto Santo, no Ceará.

O Fórum defende que a manutenção de programas como o PARFOR têm consequências imediatas para a melhoria da Educação Básica. “Os professores que têm oportunidade de refletir sobre sua prática e adquirir a formação adequada para o nível e/ou série que lecionam, encontram oportunidade imediata para colocarem em prática os saberes que desenvolvem. Dessa forma não se espera quatro anos para que a Educação Básica sinta os efeitos da formação, o que ocorre quando os professores retornam da formação. Daí a importância de lutarmos por programas e financiamento público para a formação de Professores em Serviço, já que ela garantirá o direito a uma Educação de qualidade, para hoje", explica o Vice-Presidente do ForPARFOR e Coordenador Institucional do PARFOR/UVA, Professor Ullissis Vasconcelos.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





23.03.2018
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 716 vezes

000041



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2018 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.