19/06/2018, Terça-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   UVA forma primeira turma de licenciados em Geografia e História pelo PRONERA
      
Notícias - UVA forma primeira turma de licenciados em Geografia e História pelo PRONERA
Gerar PDF

Outorga de Grau aos 61 concludentes dos cursos de Segunda Licenciatura em Geografia e História, pelo PRONERA, foi realizada em 02/03/2018, no campus Betânia.


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou na sexta-feira, 2 de março de 2018, a solenidade de Outorga de Grau a 61 concludentes dos cursos de Segunda Licenciatura em Geografia e Segunda Licenciatura em História, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), por meio de Convênio firmado entre a UVA e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Os 32 formandos do Curso de Geografia e os 29 do Curso de História são beneficiários de Assentamentos da Reforma Agrária – agricultores e agricultoras – de 23 municípios cearenses – Acaraú, Amontada, Aracati, Ararendá, Boa Viajem, Canindé, Crateús, Independência, Itarema, Itapipoca, Madalena, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Mombaça, Ocara, Pentecoste, Quixeramobim, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Sobral, Tamboril e Uruoca, e, ainda, do Estado do Rio Grande do Norte.

A solenidade, presidida pela Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne, teve como Oradora Docente a Professora do Curso de Geografia e Coordenadora Institucional do PRONERA/UVA, Aldiva Sales Diniz. A concludente do Curso de Segunda Licenciatura em História, Sandra Maria Alves Brito, representou os formandos como Oradora Discente. O concludente do Curso de Segunda Licenciatura em Geografia, Rosalho da Costa Silva, fez a leitura do Termo de Juramento.

Também compuseram a Mesa Diretora o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Petrônio Emanuel Timbó Braga; o Diretor do Centro de Ciências Humanas, Osmar Fonteles; as coordenadoras pedagógicas Maria Cássia de Sá (Geografia) e Viviane Prado Bezerra (História); a Deputada Estadual Raquel Marques, da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará; o Superintendente Regional Adjunto do INCRA no Ceará, Iberon Noronha e o Coordenador do Setor de Educação do MST, Ivanildo Paes Lima.

PRONERA

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária é uma política pública de Educação do Campo desenvolvida em áreas de Reforma Agrária, executada pelo governo brasileiro. Seu objetivo é fortalecer o mundo rural como território de vida em todas as suas dimensões: econômica, social, ambiental, política, cultural e ética.

O PRONERA nasceu em 1998 da luta dos movimentos sociais e sindicais de trabalhadores rurais pelo direito à Educação com qualidade social. Desde então, milhares de jovens e adultos, trabalhadoras e trabalhadores das áreas de Reforma Agrária têm garantido o direito de alfabetizar-se e de continuar os estudos em diferentes níveis de ensino.

Esta ação significa o empenho na promoção da justiça social no campo por meio da democratização do acesso à Educação na alfabetização e escolarização de jovens e adultos, na formação de educadores para as escolas de assentamentos e na formação técnica e profissional de nível médio e superior.

As ações do PRONERA são, portanto, o compromisso com a Educação como meio para viabilizar a implementação de novos padrões de relações sociais no trabalho, na organização do território e nas relações com a natureza, nas áreas de Reforma Agrária.

Enquanto política pública, o PRONERA fundamenta-se na gestão participativa e na descentralização das ações das instituições públicas envolvidas com a Educação. Essas instituições criam, por meio dos projetos, a oportunidade de exercitar e realizar ações com a coparticipação dos movimentos sociais e sindicais de trabalhadores rurais; governos estaduais e municipais e instituições de pesquisa, em prol do desenvolvimento sustentável no campo e da construção da solidariedade e da justiça social. Saiba mais: www.incra.gov.br/educacao_pronera 

A aula inaugural, presidida pela Vice-Reitora da UVA, foi realizada em 20/11/2015, no Auditório Milton Santos, no Centro de Ciências Humanas da UVA, campus do Junco. 

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





07.03.2018
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 764 vezes

000073



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2018 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.