24/11/2017, Sexta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   UVA outorga Título de Professora Emérita a Giovana Mont’Alverne
      
Notícias - UVA outorga Título de Professora Emérita a Giovana Mont’Alverne
Gerar PDF


Em Sessão Solene do Conselho Universitário da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CONSUNI/UVA), realizado na noite de quinta-feira, 26 de outubro de 2017, no Auditório Central, no campus Betânia, foi outorgado o Título de Professora Emérita à docente Glória Giovana Saboya Mont’Alverne, professora aposentada do Curso de História. A solenidade, presidida pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, teve a presença da Vice-Governadora Izolda Cela e da Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel. O evento integrou a programação do Outubro UVA 2017, alusiva aos 49 Anos de Fundação da Universidade.

O Título de Professora Emérita foi concedido à Professora Glória Giovana Saboya Mont’Alverne por deliberação unânime do Conselho Universitário da UVA, expressa na Resolução Nº 10 de 24 de agosto de 2017 “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Instituição no exercício de suas atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão e, também, administrativas”.

Autor da propositura de outorga do Título, juntamente com a Professora Ebe Pimentel Gomes Luz, o Professor Petrônio Emanuel Timbó Braga, fez a apresentação da homenageada, destacando as atividades acadêmicas e administrativas, desenvolvidas na UVA pela Professora Giovana, ao longo de 33 anos.

Em seu pronunciamento, o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho agradeceu a contribuição da Professora Giovana à Universidade. “O que faz a UVA hoje é, exatamente, reconhecer e agraciá-la como Professora Emérita pela dedicação aos encantos da produção e disseminação do saber”, disse o reitor.

Representando o Governador Camilo Santana, a Vice-Governadora do Ceará e também professora da UVA, Izolda Cela, disse da importância da homenagem. “A homenagem que hoje a UVA presta a Professora Giovana é o reconhecimento merecido pela dedicação e o carinho que ela sempre teve, e continuará tendo, por esta Universidade, é também uma demonstração do apreço que todos temos por ela”, disse Izolda Cela.

A professora Giovana foi conduzida à Mesa Diretora do CONSUNI pela Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne e pelo Professor do Curso de História, Dênis Melo. Veja a seguir, trechos do discurso da Professora Giovana:

Eis-me aqui nesta solene Sessão Acadêmica em que recebo sensibilizada a outorga do título de Professora Emérita, distinguida pelo Egrégio Conselho Universitário da UVA. A generosidade dos meus pares gratifica-me profundamente e me faz acreditar que valeu a pena o dever cumprido com esforço, amor e dedicação, incondicionalmente. 

Se algum mérito tive, ao longo dos 50 anos de devotamento à causa da educação como servidora pública do Estado do Ceará, dos quais 33 anos foram exercidos com tempo integral na UVA, devo compartilhar esse mérito com aqueles professores que lutaram pelos mesmos ideais, com ações educativas transformadoras de nossa realidade. Construímos juntos um importante capítulo da história da Educação Superior em Sobral.

Recorro as sábias palavras de Pe. Sadoc, quando disse: ‘A UVA possui uma história cheia de fatos notáveis e de atos heróicos, que não podem jamais ser desconhecidos do público’. 

O primeiro fato foi ter nascido desprovida de recursos humanos e financeiros. Foi criada quase do nada, tal como centelha desprendida da luz primordial que, no início do mundo foi moldada pela mão divina, descrita no Gênese Bíblico. 

O primeiro ato heróico foi ter vencido, quase por milagre, inúmeros obstáculos nos primeiros anos de sua fundação.”

“Chego ao outono da minha vida e digo, com serenidade e gratidão, para a comunidade a que pertenço nesta Universidade, para familiares e amigos aqui presentes, que tenho a plena consciência do dever cumprido, no ofício do magistério e funções administrativas e culturais que exerci. Descubro agora, que a idade do entardecer é tão bela quanto a idade do amanhecer, pelas experiências vivenciadas, amizades conquistadas, amor compartilhado, pela vida frutificada em filhos, netos, enfim, uma descendência que espero possa seguir o exemplo de trabalho, ética e compromisso social, que procuro deixar.

Já foram agraciados com o Título de Professor Emérito da UVA o Padre João Batista Frota (2003); Padre José Linhares Ponte (2005) e Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes (2013) e os professores Gregório Maranguape da Cunha (2016) e José Ferreira Portella Netto (2017).

Também participaram da Sessão Solene do CONSUNI, o segundo vice-reitor da UVA, Padre Valderí Rocha; o Vigário Geral da Diocese de Sobral, Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, representando o Bispo de Sobral Dom Luiz Vasconcelos; Presidente da Academia Sobralense de Estudos e Letras, Edson Andrade; os pró-reitoras Kaliny Pessoa (Planejamento); Patrícia Guimarães (Administração); Somália Viana (Pesquisa e Pós-Graduação); Lorena Pierre (Educação Continuada); Paulo Dourado (Adjunto de Administração); Jônia Albuquerque (Adjunta Ensino de Graduação); Rebeca Viana (Adjunta Assuntos Estudantis); o Diretor do Centro de Ciências Humanas, Osmar Fonteles; Emanuel Pinto Carneiro (Procurador Jurídico da UVA); Flávio Pinheiro (Secretário dos Conselhos Superiores); os coordenadores Raimundo Nonato Rodrigues de Sousa (História); Carlos Augusto Pereira dos Santos (Adjunto História); Ana Sancha Malveira (Zootecnia); Noemi Solon (Diretora do DRH/UVA); o Diretor da CEPS/UVA, José Ferreira Portella Netto;  alunos e ex-alunos do Curso de História e familiares da homenageada.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo



VEJA MAIS FOTOS

01.11.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 258 vezes

000006



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.