24/11/2017, Sexta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Professores do Mestrado em Geografia da UVA participam de eventos internacionais em Portugal
      
Notícias - Professores do Mestrado em Geografia da UVA participam de eventos internacionais em Portugal
Gerar PDF


Professores do Curso de Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (MAG/UVA) apresentaram trabalhos de pesquisa em dois eventos internacionais, realizados em Portugal, no período de 12 a 21 de setembro de 2017. Os professores Luiz Antônio Araújo Gonçalves e Virginia Célia Cavalcante de Holanda participaram do VI International Seminar City, Retail and Consumption (Seminário Internacional Cidade, Varejo e Consumo) e do VII Encontro da Rede de Pesquisadores Brasil-Portugal (BRASPOR).

No primeiro evento, de 07 a 20 de setembro, promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e pelo Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/ULisboa), o tema central foram “comércio, consumo e as novas formas de governança urbana”. Os professores da UVA participaram de grupos de discussão e também apresentaram os seguintes trabalhos: “Os desdobramentos urbano e regional da expansão do ensino superior no Nordeste brasileiro”, de autoria da professora Virgínia Holanda (UVA) e Heronilson Pinto Freire (UERN); e “As metamorfoses das feiras no Nordeste brasileiro: dos produtos regionais ao comércio da confecção popular”, de autoria dos professores Luiz Antônio Gonçalves (UVA) e Virgínia Holanda (UVA).

O VII Encontro da BRASPOR, promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), ocorreu na cidade Sesimbra, no período de 18 a 21 de setembro com o tema “Mares e Litorais: perspectivas transdisciplinares”. Os professores Luiz Antônio e Virginia Holanda passam a integrar a rede de pesquisadores que estudam mares e litorais no Brasil e em Portugal na Rede BRASPOR. Durante o evento apresentaram os seguintes trabalhos: “Territórios e mobilidades na Beira-Mar de Fortaleza: um estudo do comércio ambulante de artesanato” (Luiz Antônio Gonçalves-UVA) e “Análise das formas de uso e ocupação do litoral de Parnaíba, Piauí, Brasil” (Virgínia Holanda e Luiz Antônio Gonçalves-UVA).

Os professores do Mestrado Acadêmico em Geografia da UVA também participaram, em 18 de setembro, na Universidade de Évora (UÉvora), de reunião para discutir parcerias e acordos de cooperação entre UVA e UÉvora, inclusive, a renovação do convênio entre as duas universidades, que vigorou até maio deste ano.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





31.10.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 543 vezes

000024



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.