24/11/2017, Sexta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   UVA inaugura instalações do Projeto ObservaSUS no campus do Derby
      
Notícias - UVA inaugura instalações do Projeto ObservaSUS no campus do Derby
Gerar PDF

Reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho, e Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne inauguraram as instalações do ObservaSUS, no campus do Derby, em 25/10/2017.


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) inaugurou no dia 25 de outubro de 2017, as instalações do Observatório de Dados do Sistema Único de Saúde (ObservaSUS). O Projeto visa realizar análises, estudos e pesquisas, a partir da reunião e organização de um conjunto de dados e informações de saúde da região de Sobral. O espaço funciona na Área 2 do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus do Derby, e foi inaugurado pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne. A inauguração integrou a programação do Outubro UVA 2017.

O grupo, liderado pela Professora Izabelle Mont’Alverne, surgiu a partir das experiências do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem, com a realização do trabalho de Geoprocessamento da Hanseníase no Município de Sobral. “O ObservaSUS Sobral começou a ser estruturado em 2013 a partir desse trabalho e convidamos outros professores para agregarem conhecimentos para as ações do Observatório”, explica a Professora Izabelle, acrescentando que “o objetivo principal é que consigamos inovar e avançar em pesquisas e, com ferramentas como monitoramento e geoprocessamento de doenças, possamos fornecer informações que contribuam para a tomada de decisões de gestores, orientando o trabalho das equipes de saúde e o controle social no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O Observatório “representa um importante suporte à pesquisa e também como apoio à formação acadêmica e melhoria da qualidade do ensino na graduação”, afirmou o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.

Também estiveram presentes à solenidade de inauguração as pró-reitoras Kaliny Pessoa (Planejamento) e Lorena Pierre (Educação Continuada); a Diretora do CCS, Andrea Moreira; a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Adelane Monteiro; alunos do curso e convidados.

ObservaSUS em Sobral

É uma iniciativa, interinstitucional e intergovernamental, sem fins lucrativos, estabelecida a partir de parceria entre a UVA e a Secretaria de Saúde do Município. Constituído em 2013, com a estruturação financiada pelo Ministério da Saúde a partir da premiação na Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, o Observatório de Pesquisas para o SUS (OBSERVASUS-DGP/CNPq) congrega pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais/gestores da Saúde e técnicos de diferentes áreas do conhecimento que convergem para o campo da saúde coletiva, conduzindo pesquisas de relevância científica e prática, coerentes com as realidades do Sistema Único de Saúde. 

Nesse sentido o OBSERVASUS tem como objetivo monitorar, avaliar e analisar informações e indicadores para a formulação de políticas públicas de saúde da população e seus determinantes sociais e ambientais, bem como realizar atividades de extensão nos territórios com foco na prevenção de doenças/agravos e promoção da saúde, de forma a apoiar o Sistema de Saúde.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





31.10.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 268 vezes

000010



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.