24/11/2017, Sexta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   UVA inaugura busto em homenagem ao reitor Teodoro Soares, no campus Betânia
      
Notícias - UVA inaugura busto em homenagem ao reitor Teodoro Soares, no campus Betânia
Gerar PDF

O busto do Reitor Teodoro Soares foi inaugurado no Átrio da Reitoria da UVA, no campus Betânia, em 26/10/2017, como parte das comemorações dos 49 anos da UVA.


Em solenidade realizada na noite de 26 de outubro de 2017, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no campus Betânia, foi inaugurado o busto do Professor José Teodoro Soares, segundo reitor da UVA, falecido em agosto do ano passado, aos 75 anos. Iniciativa da Reitoria da UVA e Prefeitura de Sobral, o busto passa a compor o memorial criado por ele, em 1990, intitulado Memorial dos Educadores, no Átrio da Reitoria, onde está a Galeria de Honra em homenagem àqueles que “de alguma maneira, contribuíram, no decorrer da história, para a consolidação desta Instituição de Ensino Superior”.

Para o Ato Oficial, o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne receberam a Vice-Governadora do Ceará Izolda Cela, representando o Governador Camilo Santana; o Prefeito e a Vice-Prefeita de Sobral, Ivo Gomes e Christianne Aguiar; o Presidente e a Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Pe. José Linhares Ponte e Ada Pimentel; a ex-reitora e sobrinha, Palmira Soares de Mesquita; e o Vigário Geral da Diocese de Sobral, Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, representado o Bispo Dom José Luíz Gomes de Vasconcelos.

A solenidade de inauguração reuniu professores, alunos e ex-alunos, familiares e amigos do ex-reitor e fez parte das comemorações pelos 49 anos de fundação da UVA. “Esta é uma homenagem mais do que justa, pois expressa a gratidão e o reconhecimento pela dedicação do Professor Teodoro à UVA e pelo muito que seu trabalho representou para o Ceará”, afirmou o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.

Essa homenagem eternizará nossa lembrança e, aos que não o conheceram, espero que, ao pararem diante deste busto, alguém possa falar um pouco sobre quem ele foi e representou”, disse a Professora Palmira Soares.

Para o Prefeito Ivo Gomes “a UVA é o maior patrimônio dos sobralenses e, ao Professor Teodoro, devemos muito do que esta Instituição é hoje e representa”.

Ao falar também da importância da homenagem ao Professor Teodoro, a Vice-Governador e também professora da UVA, lembrou o carisma e sua forma incansável de pesar a Universidade. “Temos todos essa lembrança de alguém que nunca estava de mau humor ou cansado, mas sempre disposto a fazer até o que, as vezes, parecia impossível; essa era sua principal característica”, disse Izolda Cela. 

A escultura em bronze – financiada pela família, Prefeitura de Sobral e amigos do Professor Teodoro, como o ex-reitor da UVA Antonio Colaço Martins (2006–2013) – é obra do escultor Henrique Hülse, formado pela Sociedade Brasileira de Belas Artes (SBBA). O projeto da homenagem ao ex-reitor teve como principal articuladora a Professora Giovana Mont’Alverne. 

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.



VEJA MAIS FOTOS

30.10.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 513 vezes

000015



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.