24/11/2017, Sexta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Outubro UVA 2017 tem 437 trabalhos no XIX Encontro de Iniciação Científica e 102 no XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa
      
Notícias - Outubro UVA 2017 tem 437 trabalhos no XIX Encontro de Iniciação Científica e 102 no XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa
Gerar PDF

Primeira noite da Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da UVA, realizada na Praça dos Fundadores, no campus Betânia.


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou na manhã de quarta-feira, 25 de outubro de 2017, no campus Betânia, a abertura oficial do XIX Encontro de Iniciação Científica e do XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Com 437 e 102 trabalhos aprovados para apresentação, respectivamente, os eventos, coordenados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPPG), integram a programação do Outubro UVA 2017.

A mostra de Iniciação Científica reúne resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes nas áreas de Ciências Agrárias, Humanas, Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas que foram apresentados, a partir do dia 24 de outubro, na Praça dos Fundadores, no campus Betânia. O evento foi aberto pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, e prosseguiu até sexta-feira (27).

Os trabalhos do XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, realizado juntamente com o de Iniciação Científica tiveram apenas apresentação oral, nas salas de aula no entorno da Praça da Integração, campus Betânia, nos dias 26 e 27. Este ano, foram inscritos 70 trabalhos de estudantes da UVA e 47 de outras IES.

Ao abrir oficialmente os encontros, o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho ressaltou a evolução dos programas de incentivo à pesquisa e apoio à pós-graduação na UVA. “Temos avançado no campo da pesquisa na UVA e buscamos o aumentar a quantidade de bolsas para que possamos envolver mais estudantes, assim como estamos investindo para ampliar os programas de pós-graduação”, disse o reitor.

Também presente à abertura dos eventos acadêmicos, a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne parabenizou os organizadores e estudantes envolvidos. “Esse é um dos mais expressivos eventos que ocorrem na Universidade e muito produtivo para os estudantes, pois é um momento de troca de experiências e de incentivo para continuem seguindo em seus trabalhos de pesquisa”, disse a vice-reitora.

Também para a Coordenadora de Iniciação Científica, Professora Bianca Terra, o Encontro anual é momento de renovação do entusiasmo para estudantes e professores envolvidos em trabalhos de pesquisa na Universidade. “Este é um importante momento de compartilhar o que fazemos com a Universidade e a comunidade e, também de trazer nossos estudantes para o mundo da Ciência, principalmente neste momento tão difícil que estamos vivendo”, disse a Professora Bianca.

Ao saudar os participantes, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Somália Sales Viana, também falou em esforço e gratificação. “Com muita alegria iniciamos mais estes encontros, que representam os frutos de um trabalho iniciado há tempos e, hoje, com mais de 500 trabalhos nos dois eventos, fortalecemos mais a importância da necessidade de apoio à Ciência, neste momento de cortes de investimentos”, disse a Professora Somália. 

Atualmente 155 alunos da UVA participam de programas de Iniciação Científica, sendo 48 bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq); 11 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI-CNPq); 36 bolsistas da FUNCAP; 41 bolsistas do Programa de Iniciação Científica/ Bolsa de Permanência Universitária, financiado pela própria UVA; e 19 participantes do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC).

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





27.10.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 464 vezes

000011



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.