26/09/2017, Terça-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Projeto de Extensão Corpo em Movimento estará no campus do Derby nesta terça-feira (25)
      
Notícias - Projeto de Extensão Corpo em Movimento estará no campus do Derby nesta terça-feira (25)
Gerar PDF


O Projeto de Extensão “Corpo em Movimento: atividade física e saúde mental” estará nesta terça-feira, 25 de julho de 2017, ao campus do Derby com treino de circuito funcional. As atividades terão início a partir das 15h15min, na Quadra Poliesportiva do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CCS/UVA) e será direcionada a estudantes, funcionários e professores do Curso de Enfermagem.

Coordenado pela professora do Curso de Enfermagem e Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura, Eliany Nazaré Oliveira, o projeto é aberto à comunidade em geral “com o objetivo estimular a prática de atividade física como forma de prevenção e manutenção da saúde física e mental”. 

O projeto desenvolve atividades de circuito funcional, modalidade de exercícios físicos que foge do padrão repetitivo de treinos de academias, sendo cada vez mais popular. Combinando movimentos realizados comumente no dia a dia, associados a outros para gerar maior resistência, coordenação motora, força e equilíbrio.

Os encontros ocorrem diariamente, das 17h30 às 18h30min, no pátio do Memorial da Educação Superior de Sobral (MESS), no campus CIDAO, e os interessados podem se inscrever na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), que funciona no prédio do MESS.

Como funciona o Circuito Funcional

Os principais grupos musculares trabalhados no circuito funcional são os que participam do equilíbrio corporal como os multífidos (também chamados de paravertebrais), transverso do abdome e oblíquos, diafragma, períneo, glúteos e flexores do quadril. No circuito funcional as atividades relacionam-se com a mobilidade articular, flexibilidade corporal, resistência, coordenação, velocidade nos movimentos, força e estabilidade articular.

Diferentemente do treino nas academias, onde se treinam os músculos de forma isolada e em dias separados, no circuito todos os músculos são trabalhados no mesmo espaço de tempo. Dessa forma essa modalidade é também chamada de treinamento global. 

Cada vez mais adotado pelas mulheres por conseguirem definir a musculatura e perder peso ao mesmo tempo. O circuito funcional é um exercício dinâmico e que pode ser ajustado de acordo com o nível de dificuldade que a pessoa se encontra, desde os iniciantes até os mais experientes. 

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

 





25.07.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 245 vezes

000015



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.