28/07/2017, Sexta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   UVA é homenageada nos 10 anos do Programa de Alfabetização na Idade Certa
      
Notícias - UVA é homenageada nos 10 anos do Programa de Alfabetização na Idade Certa
Gerar PDF


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi uma das instituições homenageadas durante Sessão Solene da Assembleia Legislativa pelos 10 anos do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), atualmente Programa Mais Aprendizagem na Idade Certa (Mais PAIC), realizada no dia 20 de junho de 2017. 

A UVA foi homenageada pelo apoio à realização da pesquisa sobre alfabetização no Ceará, por meio do Comitê Cearense para Eliminação do Analfabetismo Escolar, em vários municípios da Região Norte do Estado. O reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho representou a UVA no evento e recebeu uma placa de agradecimento à Universidade.

Sou grata a todos que colaboraram, desde o início, conosco; implantamos esse programa, a partir de um diagnóstico, e vimos que o sistema estava propagando o analfabetismo dentro da escola. Isso provocou os responsáveis a mudar a realidade, mostrando-nos a fragilidade da instituição e como poderíamos reverter o quadro”, afirmou a Vice-Governadora Izolda Cela, que foi Secretária de Educação do Estado na época da criação do PAIC.

Também receberam placas comemorativas o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime-CE); Serviço Social de Comércio Ceará (Sesc); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Regional do Cariri (URCA); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade de Fortaleza (Unifor); Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE); Fórum da Educação Infantil no Ceará (Feic); União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e Ministério da Educação.

Além do Presidente da AL, Deputado Zezinho Albuquerque, participaram da Sessão Solene, o Secretário de Educação do Estado, Idilvan Alencar, os reitores Henry Campos (UFC) e Jackson Sampaio (UECE); o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, e o Secretário Estadual da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba. 

Mais PAIC

Criado em 2007 com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental, o Mais PAIC é considerado um dos responsáveis pela melhoria dos resultados da Educação dos alunos da Rede Pública no Ceará. Entre ações do Programa estão a oferta aos municípios de formação continuada para professores e apoio à gestão escolar.

A partir de 2011, para expandir essas ações ao terceiro, quarto e quinto anos, foi instituído o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5). Em dezembro de 2015, o Governador Camilo Santana lançou o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais PAIC) que, além da Educação Infantil e do primeiro ao quinto ano, passou a atender também do sexto ao nono ano nas escolas públicas cearenses.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





28.06.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 315 vezes

000010



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.