28/07/2017, Sexta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Reitor da UVA abre ciclo de debates sobre o Nordeste com a presença dos ex-ministros Mangabeira Unger e Ciro Gomes, no campus do Derby
      
Notícias - Reitor da UVA abre ciclo de debates sobre o Nordeste com a presença dos ex-ministros Mangabeira Unger e Ciro Gomes, no campus do Derby
Gerar PDF

O reitor da UVA Fabianno Cavalcante de Carvalho fez a apresentação dos debatedores, Roberto Mangabeira Unger e Ciro Gomes, ao abrir o evento na noite de 22/06/2017, no campus do Derby.


Foi realizado na noite desta quinta-feira, 22 de junho de 2017, no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CCS/UVA), no campus do Derby, o debate com o tema “O Nordeste e o seu futuro”, tendo como debatedores os ex-ministros Roberto Mangabeira Unger e Ciro Gomes. O evento – uma promoção conjunta da UVA, Prefeitura Municipal de Sobral e Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (ESFAPEGE) – foi aberto pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, que fez a apresentação dos debatedores, e conduzido pela Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne.

O evento realizado na UVA faz parte do ciclo de debates que ocorrerá, também em instituições de ensino superior de outras regiões do Estado e em Fortaleza.  “A realização de eventos como este, de promoção do debate das questões que envolvem a sociedade brasileira, é papel fundamental das Universidades como contribuição para a formação dos estudantes e corpo docente e, sobretudo, como forma de contribuir para a transformação social, o que tem se mostrado cada vez mais necessário nos dias de hoje”, disse o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, ao abrir o evento, acrescentando que “este é um momento importante de reflexão e debate sobre nosso País, em especial à nossa Região Nordeste, à luz do pensamento de duas importantes figuras públicas do Brasil, que nos brindam com suas presenças esta noite”.

Para um auditório cheio, Ciro Gomes e Mangabeira Unger falaram sobre o momento político brasileiro, o papel do Nordeste no cenário nacional e a construção de um novo paradigma de política nacional. Ao se referir ao que denominou “vanguardismo alternativo”, Unger afirmou que “não há solução para o Nordeste sem solução para o semiárido”. Para ele o Nordeste tem sido a maior vítima dos modelos sucessivos de desenvolvimento que sufocam sua vitalidade. “A tradição histórica de nosso país tem sido de negar aos cidadãos a vitalidade para a transformação e o Nordeste deve atuar como vanguarda da alternativa nacional, com uma atenção nordestina para essa alternativa”.

Também estiveram presentes ao debate o Prefeito de Sobral, Ivo Gomes; o Deputado Federal Leônidas Cristino; o Diretor do campus da UFC em Sobral, Prof. Vicente Pinto; o Diretor do campus do IFCE em Sobral, Prof. Eliano Pessoa; pró-reitores, secretários municipais, vereadores, representantes sindicais, estudantes e professores.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

 





23.06.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 325 vezes

000013



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.