28/07/2017, Sexta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Curso de História da UVA inicia exposição Experiências Museológicas, no campus CIDAO
      
Notícias - Curso de História da UVA inicia exposição Experiências Museológicas, no campus CIDAO
Gerar PDF


Foi aberta na noite de 20 de junho de 2017, no Espaço Cultural Trajano de Medeiros, no campus CIDAO, a exposição Experiências Museológicas, que reúne trabalhos de 78 alunos do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A exposição permanecerá aberta à visitação até o dia 30 de julho, no horário das 18h às 22h.

A exposição foi organizada por estudantes das disciplinas de Prática Museológica e Ação Educativa em Museus, ministradas no 3º e 4º semestres, respectivamente. Com os temas propostos pelos próprios estudantes, a mostra é feita a partir da pesquisa e busca de objetos e imagens para compor os trabalhos.

De acordo com Professora Regina Raick, responsável pelas disciplinas e coordenadora do evento, o objetivo do trabalho é “aproximar a pesquisa a conteúdos de história aplicada à prática de ensino”. Ainda de acordo com a Professora Regina Raick, no 4º semestre os alunos partem da prática museológica para a criação de ações educativas em museus. “Essa atividade visa auxiliar professores que acompanham seus alunos em visitas a museus, para de forma lúdica e didática aproveitarem melhor essa experiência de apresentar o acervo”, explica Regina.

Oito temas são apresentados na exposição: “Das ondas sonoras até os ouvintes: a história do rádio sobralense”; “Marcas do sertão: a importância do vaqueiro para a cultura nordestina”; “A viola e o violeiro: prática e saber cultural”; “A produção artesanal da rapadura no Município de Ubajara”; “Viajando na história através dos sabores: a paçoca de carne, uma iguaria brasileiríssima”; “Nós Vênus”; “Visíveis ou invisíveis: os bustos no Centro Histórico de Sobral”; e “Da chita à fita: o tradicional e o estilizado nas noites de São João”.

A exposição Experiências Museológicas tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e o evento é cadastrado como atividade, também, de extensão. 

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

 





22.06.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 490 vezes

000017



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.