21/11/2017, Terça-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   UVA realizará XXI Semana do Meio Ambiente de Sobral nos dias 6, 7 e 8 de junho, no campus do Junco
      
Notícias - UVA realizará XXI Semana do Meio Ambiente de Sobral nos dias 6, 7 e 8 de junho, no campus do Junco
Gerar PDF


Terá início na terça-feira, 6 de junho, no campus do Junco, a XXI Semana do Meio Ambiente de Sobral. Com o tema “Água em debate: diferentes perspectivas”, o evento – promovido pelo Curso de Geografia da UVA – terá abertura oficialmente às 8h30min, no Auditório Milton Santos, no Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus do Junco, seguida de palestra sobre os desafios da Segurança Hídrica no século XXI, a ser proferida pela Dr.ª Wendy Elizabeth Jepson, professora da Texas A&M University, EUA. O evento prosseguirá até o dia 8 de junho e é aberto a todos os interessados, com inscrições feitas pela Internet, em eventos.uvanet.br.

No dia 6 de junho serão realizados cinco minicursos, com início às 19h: (1) Produção camponesa: Agroecologia como ponto de partida; (2) Utilização do banco de dados SIDRA/IBGE; (3) Tecendo os fios da Educação Ambiental; (4) Mulheres gerenciando a água para gerar vida; e (5) Licenciamento Ambiental.

A partir das 8h do dia 7 de junho terão início as mesas de debates. A primeira será sobre o papel e atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas na gestão da água. Estarão presentes, como debatedores convidados, João Marcelo de Andrade Alves, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú; Francisco Sérgio Carneiro Fontenele, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú; e Maria Judite Araújo, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Ibiapaba. 

Na quinta-feira, a partir das 8h, haverá a segunda mesa de debates com tema “Histórias, lutas e resistência: conflitos em torno da utilização da água no Noroeste Cearense”. Às 10h haverá o lançamento dos livros Água limpa e terra fértil e Diversidade socioespacial e questões ambientais do semiárido noroeste brasileiro.

A XXI Semana do Meio Ambiente de Sobral terá como atividade de encerramento a palestra sobre a variabilidade climática e os desastres naturais no semiárido brasileiro em escalas regional a local. O palestrante convidado é o Prof. Dr. João Luís Sampaio Olímpio, Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase em Dinâmica Ambiental e Territorial, e Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





17.05.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 1000 vezes

000055



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.