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Mestrado Profissional em Saúde da Família - Projeto Político-Pedagógico
      

   O Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) foi submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em abril de 2010 e aprovado em novembro de 2010. A opção pelo formato do Mestrado Profissional (MP) enfatiza a desejável parceria entre a RENASF e gestores municipais e o fortalecimento de redes de saúde-escola. Compreende os serviços de saúde como locais de produção de conhecimento, e busca fomentar o conhecimento metodológico, o desenvolvimento do potencial analítico e da capacidade de reflexão crítica dos profissionais envolvidos com a Estratégia Saúde da Família (ESF) e com a mudança no modelo assistencial para plena efetivação do Sistema Único de Saúde.

   O MPSF adota uma concepção de currículo como construção social, que contempla, além dos conteúdos, o processo ensino-aprendizagem e a avaliação. O currículo busca avançar na desconstrução de concepções sobre saúde-doença-cuidado arraigadas no modelo biomédico e numa perspectiva restrita de identidade profissional. Foi baseado nos referenciais da educação por competências, entendendo competência como a capacidade de articular, mobilizar e colocar em prática valores, conhecimentos e habilidades necessários ao adequado desempenho de atividades requeridas pelo trabalho na ESF, na qual o adequado cuidado ao indivíduo é inseparável da compreensão das dinâmicas coletivas.

   Dada a complexidade dos problemas sociais e a ampliação do conceito de saúde envolvendo diversos determinantes, a multiprofissionalidade e a intersetorialidade se apresentam como estratégicas para o compartilhamento de saberes e promoção de sinergias para promoção da qualidade de vida. O MPSF pretende aprofundar as consequências teóricas e práticas da compreensão do papel das relações sociais na determinação do processo saúde-doença-cuidado, e da concepção ampliada de saúde (e suas consequências para a prática na ESF).

   O MPSF objetiva formar um profissional que permaneça nos serviços e com aptidão para a preceptoria pois os sistemas saúde-escola e a lógica da educação permanente colocam o desafio de acompanhamento de estágios curriculares, de internatos, de residências, de especializações. Prioriza fortalecer a formação científica destes profissionais de saúde, incentivando o uso do método científico e de evidências na tomada de decisões na gestão do processo de trabalho e do cuidado.







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