24/04/2017, Segunda-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial UVA   /  Mestrado Acadêmico em Geografia - Infraestrutura
Mestrado Acadêmico em Geografia - Infraestrutura
      

1. Laboratório de Estudos Ambientais - LEA

O Laboratório de Estudos Ambientais surgiu como uma instância do Curso de Geografia, sendo pioneiro na discussão e elucidação dos problemas ambientais de Sobral, oferecendo o primeiro curso de especialização em Educação Ambiental promovido pela UVA, tendo início no ano de 1998. Desde então vem realizando, anualmente, as semanas do meio ambiente, onde é posto em pauta discussões acerca da relação sociedade-natureza da Região Norte do Estado do Ceará. O objetivo geral do LEA é promover e dar suporte às atividades de pesquisa, ensino e extensão na área específica dos estudos ambientais em interface com as análises climáticas e geomorfológicas.

2. Laboratório de Geoprocessamento

O Laboratório de Geoprocessamento tem como principal objetivo o desenvolvimento de pesquisas na área das geotecnologias, principalmente Processamento Digital de Imagens e Sistemas de Informação Geográfica, e suporte as atividades de ensino de graduação e pós-graduação.

3. Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais - NEURB

O NEURB desenvolve pesquisas no Centro de Ciências Humanas desde 1995, fazendo parte da estrutura laboratorial do Curso de Geografia. Tem como principal objetivo o desenvolvimento de pesquisas na área de planejamento urbano e regional, com atenção voltada para a dinâmica das cidades médias e pequenas. Envolve professores do Curso de Geografia, pesquisadores de outras instituições de Ensino Superior, alunos de mestrados e bolsistas de Iniciação cientifica.

4.Laboratório de Pedologia e Processos Erosivos – LAPPEGEO

O Laboratório de Pedologia e Processos Erosivos- LAPPEGEO, instalado no Centro de Ciências Humanas, vinculado ao Curso de Geografia, tem como objetivo dá suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
No ensino atua no aprimoramento e qualificação dos estudantes de graduação e pós-graduação dando suporte às disciplinas de Pedologia e Geomorfologia e demais áreas de conhecimento da Geografia Física, seja no âmbito teórico ou prático. Produz material didático no sentido de estimular a participação dos alunos de graduação e realiza atividades de extensão nas escolas de ensino fundamental e médio da rede pública do município de Sobral, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem das temáticas: solo e relevo.
O LAPEGEO está equipado para efetuar análise do solo em seus componentes físicos e químicos além de suporte para instalar experimentos em campo. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA Caprinos e com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), desenvolve pesquisas nos municípios e Itapipoca, Tianguá e Sobral, dando ênfase aos processos erosivos decorrentes das práticas agrícolas adotadas pelos pequenos agricultores.

5. Laboratório de Ensino de Geografia–LEGEO

O LEGEO foi criado em 2005, no bojo das discussões e propostas que resultaram na reformulação do Curso de Licenciatura em Geografia. Seu objetivo geral é melhorar a formação do professor de Geografia, por meio do desenvolvimento de pesquisas e atividades prático-pedagógicas que tornem o ensino-aprendizagem mais dinâmico e criativo.

6. Laboratório de Geografia Agrária

O Laboratório de Agrária, vinculado ao Curso de Geografia, tem se destacado na realização de atividades que procuram articular de forma integrada ensino, pesquisa e extensão, envolvendo professores e alunos do Curso de Geografia bem como pesquisadores de outras instituições.

Na tentativa de melhorar e solidificar a formação docente tem criado grupo de estudo que discutem de forma crítica reflexiva as questões atinentes as problemáticas do espaço agrário brasileiro.  No tocante a pesquisa tem dado ênfase na realização de estudos que abordam temas relacionado as políticas públicas de desenvolvimento rural, a agricultura camponesa, os movimentos sociais, assentamentos de reforma agrária e a educação no campo, traduzindo-se em artigos e  trabalhos monográficos que por sua vez são publicados em revistas e periódicos de circulação nacional.







Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.